MINI-CURSO DE REDE DE COMPUTADORES COM FIO (WIRED NETWORKING)

MINI-CURSO DE REDE DE COMPUTADORES COM FIO (WIRED NETWORKING)

Cabos de Pares Trançado

Os pares trançado é o meio de transmissão mais antigo e ainda mais comum em virtude do custo e desempenho obtido. Consiste em dois fios de cobre encapados e entrelaçados. Este entrelaçado cancela as ondas de diferentes partes dos fios diminuindo a interferência. Os pares trançados são comuns em sistemas telefônicos, que é usado tanto para chamadas telefônicas quanto para o acesso a internet por ADSL, estes pares podem se estender por diversos quilômetros, porém, quando a distância for muito longa, existe a necessidade de repetidores. E quando há muitos pares trançados em paralelo percorrendo uma distância grande, são envoltos por uma capa protetora.

Existem dois tipos básico deste cabo, que são:

•UTP (Unshielded Twisted Pair – Par trançado sem blindagem): utilizado em redes de baixocusto, possui fácil manuseio e instalação e podem atingir até 100 Mbps na taxa de transmissão(utilizando as especificações 5 e 5e). •STP (Shielded Twisted Pair – Par trançado com blindagem): possui uma utilização restrita devido ao seu custo alto, por isso, é utilizado somente em ambientes com alto nível de interferência eletromagnética. Existem dois tipos de STP: ◦blindagem simples: todos os pares são protegidos por uma camada de blindagem. ◦blindagem par a par: cada par de fios é protegido por uma camada de blindagem.

CATEGORIAS DE CABOS MAIS USADOS:

Estes cabos podem ser usados para sinais analógicos ou digitais. A largura de banda depende da espessura do fio e da distância percorrida e, por isso, possui várias categorias, que são:

• Cat 5: é formado por quatro pares trançados que podem ser usados de formas distintas nas diferentes tipos de LAN. A Ethernet de 100 Mbps usa somente dois pares, cada par em uma direção. A Ethernet de 1 Gbps usa os quatro pares nas duas direções simultaneamente. Permite velocidade de até 100 Mbps e Largura de Banda de 100 MHz, o tipo de cabo pode ser UTP ou FTP e trabalha somente nas redes de 10 e 100 Mbps.

•Cat 5e: é uma evolução da categoria 5, possui um melhor desempenho e melhor construção e a principal diferença entre os dois é que a Categoria 5e permite trabalhar nas redes 10 Mbps, 100 Mbps e 1 gigabit.

•Cat 6: Permite velocidade de até 300 Mbps e Largura de Banda de 200 MHz.Possui o nível de interferência mais baixo do que as categorias 3, 4 e 5 e pode suportar até 10gigabit. Também existe a categoria 6a que é uma melhoria da categoria 6, essa categoria 6asuporta até 500 MHz, nas redes de 10 Gbps suporta até 55 metros e nas demais redes até 100metros. Para sofrer menos interferências, os pares de fio são separados uns dos outros.

•Cat 7: Esta categoria permite redes de 40 Gbps em uma distância de 50metros e Largura de banda de 600 MHZ. Também existe a Categoria 7a que é uma melhoria da Categoria 6, essa categoria permite a criação de redes de 100 Gbps em uma distância de 15metros.

CLASSIFICAÇÃO DE REDES

Uma rede de computador pode ser classificada de diversas formas, dependen- do do enfoque dado ao assunto. Vamos ver, agora, dois tipos de classificação de redes: uma classificação com base no tamanho de uma determinada rede e outra classificação relacionada com a função do dispositivo final em uma rede. Analisando uma rede com base no tamanho e abrangência, iremos nos depa- rar com os seguintes conceitos:

LAN Uma LAN é o acrônimo de Rede de Área Local (Local Area Network), onde os computadores que fazem parte desta rede estão fisicamente localizados em um mesmo espaço físico, geralmente limitado por uma sala, um andar de um prédio ou, até mesmo, todo o prédio ou escritório. A LAN também pode ser chamada de rede local. Como estes dispositivos estão diretamente conectados no mesmo espaço físico por meio de cabos de cobre, fibra ou sem fio, a velocidade de transmissão em uma LAN é consideravelmente alta, geralmente em 10/100/1000 Mbps, de forma ininterrupta. Veja um exemplo de LAN.

WAN Uma WAN é o acrônimo de Rede de Área Distribuída (Wide Area Network). Pode ser chamada também de Rede de Longa Distância. Uma WAN se caracteriza pela união ou interligação de diversas LANs. Para que estas LANs possam ser interliga- das, criando uma WAN, serviços de provedores de telecomunicações geralmente são utilizados. Veja, a seguir, uma figura que demonstra uma WAN.

Redes cliente/servidor

Em uma rede cliente/servidor as funções de ambos são bem definidas. O servidor tem a função de fornecer algum serviço ou recurso para os seus clientes da rede, enquanto que o cliente tem a única função de utilizar os serviços e recursos oferecidos pelo servidor. Um servidor sempre vai se comportar como um servidor e o cliente, sempre como um cliente. Veja, na figura a seguir, a demonstração de uma rede cliente/servidor.

Rede Ponto a Ponto

Em uma rede ponto a ponto, as funções de cliente e servidor não são bem definidas, ou seja, em um momento um dispositivo poderá fazer o papel de servidor e, logo após, poderá fazer o papel de um cliente. Geralmente, uma rede ponto a ponto possui um máximo de 10 computadores enquanto que uma rede cliente/servidor possui mais do que 10 computadores. Não necessariamente esta regra deverá ser seguida, dependendo do uso da rede em questão, esta quantidade pode ser diferente.

Curso de Rede Como Crimpar e Testar, Melhor Cabo



Curso de Rede Compartilhando Pasta Windows 10 e 7

CONFIRA TAMBÉM:
1  2   3  4  5  6  7  8   9   10